A IMPOTENCIA SEXUAL PODE SER CORRIGIDA NA MAIORIA DOS CASOS

JOVEM FORTE E SAUDÁVEL

28 de fevereiro de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: O MENOR TEMPO DE SONO E MAIS SONO IRREGULAR, ESPECIALMENTE NOS FINAIS DE SEMANA,

ESTÃO RELACIONADOS COM MAIOR RISCO METABÓLICO EM CRIANÇAS, PODENDO LEVÁ-LOS A ALTERAÇÕES QUE FACILITEM AUMENTO DA OBESIDADE, DESENCADEAMENTO DE SÍNDROMES  PRINCIPALMENTE DA SÍNDROME METABÓLICA EM ALGUM ESTÁGIO DE SUAS VIDAS, ATÉ A FASE ADULTA, COMO A OBESIDADE VISCERAL, INTRA-ABDOMINAL, DIABETES, HIPERTENSÃO ARTERIAL, DESCONTROLE DO COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES (LHL, HDL, TRIGLICÉRIDES) E SUA CONSEQUÊNCIAS.

O menor tempo de sono e mais sono irregular, especialmente nos finais de semana, estão relacionados com maior risco metabólico em crianças, de acordo com os resultados e pesquisas de estudos cruzados em grupos grandes. "... O objetivo era investigar os efeitos da duração e regularidade dos horários de dormir [índice de massa corporal (IMC)] e o impacto sobre a regulação metabólica em crianças" Crianças aproximadamente de 4 a 10 anos foram recrutadas da comunidade e submeteram-se à medição do IMC, avaliações da pulsação e equipamentos especializados, permitiu a determinação de padrões de sono durante cada período por uma semana. Uma parte dessas crianças também foram avaliadas como participantes e submetidas à medição dos níveis de manhã em jejum de glicose, insulina, lipídios (colesterol total,HDL colesterol, LDL colesterol e Triglicérides) e proteínas de alta sensibilidade C-reativa que em geral estão ligadas a processos inflamatórios , que com freqüência ocorrem em diversos tipos de obesidade,incluído a intra-abdominal,visceral ou central.
Independentemente de seu peso estar na categoria normal, sobrepeso ou obesidade, os participantes tiveram a duração média do sono de oito horas por noite, que foi significativamente inferior às recomendações atuais de aproximadamente dez horas por noite. Havia uma tendência não contínua entre a duração do sono e do peso. As crianças obesas tiveram a duração do sono mais curto e irregular nos fins de semana que nos dias de aula, enquanto que crianças com sobrepeso tinham um padrão de sono misturado. Alta variação na duração do sono e duração do sono curto tende a estar associada com mudanças na insulina, lipoproteínas de baixa densidade e alta sensibilidade dos níveis plasmáticos (sanguíneos) de proteína C-reativa, que leva a processos inflamatórios.

O risco maior à saúde foi em crianças com padrões de sono na extremidade inferior da duração do sono, especialmente quando horários de sono eram irregulares, isto significa dizer que; ocorre significativa mudança no metabolismo de crianças com horários irregulares de sono,e são candidatos a todos os problemas orgânicos desencadeados por funções do metabolismo, que lhes irão ocorrer em fases futuras de suas vidas e se não forem tomadas providências preventivas, terão problemas graves de saúde e qualidade de vida na fase adulta, podendo inclusive ter tendências a síndrome metabólica, que geralmente vem acompanhada de sobrepeso, obesidade, obesidade intra-abdominal, visceral, central, colesterol total, LHL, HDL irregular, triglicérides, hipertensão arterial sistêmica, diabetes méllitus e doenças cardiovasculares .

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.Poucas horas de sono e sono irregular levam crianças a apresentar alterações metabólicas...
http://obesidademeninos.blogspot.com


2.As crianças que apresentam alteração das horas e irregularidade do sono podem desenvolver obesidade e levá-la para a vida adulta... 


3.A obesidade infanto-juvenil é fator agravante para apresentar obesidade quando adulto...
http://controladaobesidade.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Carel et al, Johnston et al, Nilsson et al, Sas et Al. Laurie Barclay, MD.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com